Tamanho do Cartão de Visita

Cartão de Visita Neutro

Olá amigos do Corel Draw Blog, hoje venho através deste pequeno artigo para fazer sobre o tamanho do cartão de visita. Mas como assim tamanho, cartão de visita não deveria ter uma medida seguindo um padrão?
Sim, deveria, mas não tem. Cada gráfica segue o seu próprio padrão, isso é um pesadelo para o designer gráfico que resolve mandar seus serviços em outra gráfica que não está acostumado a enviar, gerando neste caso até possíveis atrazos para ter que corrigir “erros” que cometeu.

Eu acho que todas as gráficas deveria ter um tamanho padrão para fazer cartões de visitas, até pelo fato da portabilidade do mesmo. Já é difícil o cliente ficar carregando cartões de visita no bolso, quando estes tem tamanhos diferenciados é aí que não carregam mesmo.

Na minha opinião, o tamanho oficial para um cartão de visita, seria de 9cm x 5cm. Este tamanho não é grande e nem pequeno demais, seria o ideal. O problema, é que tem gráficas que querem diminuir para 8cm x 4cm ou aumentar para 10cm x 6cm e por aí vai, fazendo com que os cartões de visita não tenham um padrão.

crédito: Atualidade Design

Por isso, antes de fazer um serviço em qualquer gráfica, procure saber se ela disponibiliza um gabarito com os seus padrões, fica muito mais fácil do que você fazer toda a arte e ter que adaptá-la ao padrão da gráfica.

Qual é o Tamanho de um Cartão de Visita?

Antigamente os cartões de visita tinham tamanhos monstruosos, chegavam a ser do tamanho de um panfleto de 21×15 cm, mas isso há muitos anos atrás.

A maioria das gráficas fazem o cartão de visita no tamanho de 9cm x 5cm, que é a medida ideal e básica na minha opinião, porém existem o cartão de visita duplo, que o nome já dá uma dica de qual seja o seu tamanho padrão, cerca de 18cm x 5cm.

Por outro lado também existem as Tags, que na verdade funcionam como cartões de visita, porém elas tem a metade do tamanho de um cartão de visita comum, cerca de 5cm x 5cm. As tags que são conhecidas como mini cartões de visita, também são bastante vendidas, principalmente para lojas de roupas, pois as tags servem para ficarem fixadas nas peças de roupas demosntrando os preços, tamanhos e de leva também o nome da loja. As tags são boas para vender, é uma pena que muitos designers ainda não enxergaram isso, pelo menos não até agora.

2 Responses to Tamanho do Cartão de Visita

  1. Paulo Valle disse:

    Leandro,
    O pior é que mesmo o “padrão” 9×5 cm sofre variações. Um faz em 8,8×4,8 cm o outro 9,0 x 5,1 cm e outros não tem padrão nem dentro do próprio estabelecimento ficando a cargo do pessoal do corte.
    Essa questão de tamanho vem da época da tipografia, em que se compravam os cartões em papel branco e se imprimia em tipografia 1 a 1. As revendas destes cartões brancos tinham o tamanho 1, 2, 3 até 5 se não me engano (não é da minha época, mas peguei estes cartões nos catálogos da Diplomata aqui no Rio).
    Hoje imprimimos vários cartões numa mesma “chapa” e fazemos o corte após a impressão. Os caras que fazem no tamanho 88×48 mm o fazem pois rende uns 5% a mais de cartões na chapa fazendo esta redução… a questão aí é puramente econômica.
    Boa postagem.
    Abraços,

    • Leandro disse:

      Sim, quanto menor mais espaço sobrará, por isso estão reduzindo. Mas só devemos tomar cuidado para os cartões não virarem TAGS rsrsrs.

      Abraço Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by WordPress | Designed by: Dog Groomer | Thanks to Assistant Manager Jobs, Translation Jobs and New York Singles