Como Fazer um Panfleto

como fazer panfleto no corel draw

No artigo de hoje vamos aprender como fazer um panfleto, bem como também como fazer um panfleto completamente legal perante as leis, para que você não faça panfletos que acabem gerando multas e outras dores de cabeça para você ou para o seu cliente.

Muitas pessoas e até designers gráficos pensam que basta criar uma arte no Corel Draw e mandar rodar na gráfica, entregar para o seu cliente e em seguida embolsar o dinheiro. Mas não é tão simples como parece, porém, também não é um bicho de sete cabeças.

Para fazer um panfleto, é necessário compreender qual será o alcance médio do mesmo, é necessário o designer gráfico saber se aquele panfleto será de distribuição interna (dentro de lojas, igrejas, comércio) ou distribuição externa (em calçadas, nas ruas, com panfleteiros e etc). Este detalhe é muito importante ser observado, uma vez que isso implicará em multas, caso os panfletos não sejam corretamente elaborados.

Como Fazer um Panfleto Legal?

Muito bem, se você se preocupa em fazer um panfleto legal, de acordo com as leis, eu quero dar algumas dicas, estas que sendo observadas poderão salvar o seu bolso de multas da prefeitura ou até mesmo do estado, trazendo grande prejuízo para sua empresa ou cliente.

Com as eleições para vereador e prefeito em todo o país, a cidade de São Paulo tomou uma medida administrativa contra os seus vereadores e prefeitos que sujaram a cidade com santinhos e outros panfletos de campanhas políticas. Seguindo São Paulo, o Rio de Janeiro também adotou as mesmas medidas, multando centenas de vereadores e até candidatos a prefeitos, tudo indica que esta lei vai repercutir por todo país.

Mas o fato de você não ser candidato a vereador, prefeito ou governador, não quer dizer que você poderá panfletar à vontade, na verdade o fato das eleições terem provocado uma grande poluição nas ruas, fez com que esta lei se extendesse para todas as áreas, de modo que se você contrata pessoas para panfletas e estas jogam os panfletos no chão, você correrá um sério risco de levar uma bela multa, e o seu valor não é baixo não.

Por este motivo, você que é designer gráfico, procure uma equipe de panfletagem séria, para além de realizar os serviços você também posssa indicar o serviço de panfletagem para o seu cliente.

Panfletos em Distribuição Interna

Em todas as artes, será necessário colocar em fonte tamanho 8 a descrição: Distribuição Interna, não jogue este panfleto em via pública.
Deste modo, se algum cliente pega o panfleto dentro da loja e joga fora na rua, a culpa não será sua, pois está claro que panfleto é institucional e que a distribuição do mesmo é interna, você não pode se responsabilizar pelo mal uso do panfleto.

Há quem use a descrição distribuição interna em panfletos que estão sendo distribuídos nas ruas, querendo ludibriar a fiscalização, podem até conseguir, mas se forem descobertos, a multa poderá ser triplicada, além de estar descaracterizando o panfleto, sendo crime maior, ou seja… o Barato sai caro, muito caro.

Panfletos em Distribuição Externa

Estes Panfletos podem ser distribuídos somente nas portas das lojas ou comércios. Se o seu cliente tem um supermercado por exemplo, ele pode colocar pessoas entregando os panfletos para pessoas que passam na porta, porém a distribuição ambulante é proibida. Também é autorizada a distribuição de casa em casa, mas tome muito cuidado, contrate pessoas que fazem serviço de panfletagem que sejam de confiança, infelizmente há casos em que os panfleteiros jogam os panfletos em lugares publicos e isso poderá acarretar multa para o responsável pelos panfletos.

No caso da distribuição externa, o panfleto também deve conter a descrição em fonte tamanho 8 com os seguintes dizeres: Contribua com o meio ambiente, não jogue este impresso em via pública.

Como Fazer um Panfleto no Corel Draw?

Agora que você já sabe as regras teóricas de um panfleto, vamos à prática. Com o Corel Draw aberto, você abrirá a área de trabalho do Corel Draw e selecionará o tamanho do seu panfleto, existem diversos tamanhos, mas vamos supor que você fará um panfleto de 21cm x 15cm.

Não vou ensinar como fazer a arte de um panfleto, isso é contigo, você é o designer, mas quero destacar algumas coisas que você poderia acrescentar a este panfleto.

Após criar toda a arte, verifique se o artigo está com o tamanho correto e de acordo com o gabarito fornecido pela sua gráfica prestadora de serviço.

Converta todas as fontes em curva, em seguida publique em PDF, se você ainda não sabe como fazer isso, leia o artigo Como Publicar em PDF. Logo em seguida envie para o seu cliente, após a aprovação do mesmo envie o serviço para gráfica e veja se toda a arte do panfleto está de acordo com o gabarito mais uma vez.

É muito importante a observação do gabarito caso sua gráfica forneça, porque se a sua arte do panfleto sair fora dos padrões, os panfletos poderão vir com defeito e o seu serviço será perdido.

Espero que estas dicas sejam úteis para você, bom trabalho.

One Response to Como Fazer um Panfleto

  1. Vânia Paiva disse:

    Mto bom esse artigo. Serve de alerta para quem desconhece as regras p/ distribuição de impressos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by WordPress | Designed by: Dog Groomer | Thanks to Assistant Manager Jobs, Translation Jobs and New York Singles